Cinco Votos para Obter Poder Espiritual.

Primeiro - Trate Seriamente com o Pecado. Segundo - Não Seja Dono de Coisa Alguma. Terceiro - Nunca se Defenda. Quarto - Nunca Passe Adiante Algo que Prejudique Alguém. Quinto - Nunca Aceite Qualquer Glória. A.W. Tozer

sábado, 4 de agosto de 2012

SERÁ QUE ELE(A) TEM OUTRA(O)?



Esta pergunta é um verdadeiro fantasma na vida de milhares de pessoas. E como um bom fantasma, ele assombra, persegue e atormenta, tirando o sono e concentração nos afazeres diários. A inquietação chega ao ponto de se vasculhar bolsos, celulares, papéis, e-mails e tudo o mais que se encontra pela frente. Caso esteja vivendo isso, gostaria de dizer que a pergunta certa a ser feita não é "Será que ele(a) tem outra(o)", mas sim, "Por que ele(a) teria outra(o)?"

Para responder melhor a esta pergunta, vou fazer uma ilustração. Imagine que seu casamento seja uma mesa de quatro pernas e que cada perna represente um tipo de intimidade no casamento: intimidade intelectual, intimidade emocional, intimidade sexual e intimidade espiritual. Para esta mesa se manter de pé, precisa que as quatro pernas estejam firmes, ok? Se uma ou mais estiverem com algum problema, por menor que seja, o risco de cair aumenta. Pode ser que por um tempo permaneça escorada, mas qualquer peso ou esbarrão poderá derrubá-la.
E existe alguém que anda ao redor desta mesa diariamente esperando o momento certo para dar este "esbarrão". E um dos esbarrões mais fortes que costuma "derrubar" e destruir qualquer relacionamento, é a traição, e o diabo sabe muito bem disso: "Estejam alertas e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar." 1 Pe 5:8
Você não tem que esperar aparecer uma outra pessoa no seu relacionamento para começar a agir, o momento de lutar é agora! E para isso, precisa saber de algumas coisas, e uma delas, é como fortalecer cada "perna da sua mesa":
Intimidade intelectual - acho que esta é uma das mais fáceis de investir. Esse tipo de intimidade a maioria dos casais já possui naturalmente, não tem muito segredo. Ela significa aquela conversa do dia-a-dia sobre coisas simples ou mais sérias. Desde assuntos insignificantes, como a compra de um sorvete, até outros mais importantes, como problemas financeiros. Os cônjuges precisam ser amigos e devem ter prazer de estar um com o outro, mesmo que seja só pra bater um papo.
Intimidade emocional - num relacionamento, é essencial que haja intimidade emocional, ou seja, é importantíssimo que você se sinta a vontade para dizer ao seu cônjuge quando se sente feliz ou chateado, principalmente quando o motivo da alegria ou da chateação for o seu marido/esposa. Vocês precisam ter liberdade para expôr os sentimentos um ao outro. Mulheres costumam fazer isso com mais naturalidade, mas os homens, precisam de muito estímulo, pois não é algo que faz parte da sua natureza. Uma dica legal para esposa, é quando o seu marido tocar num assunto qualquer, pergunte a ele como se sentiu naquele momento: feliz, bravo, chateado, etc. Você encontrará mais dicas sobre isso no texto: As palavras podem destruir um relacionamento!
Intimidade sexual - Falei bastante sobre isso no post Sexo é pecado?, mas vou dar uma bela resumida aqui. Você precisa ter liberdade para conversar com seu cônjuge sobre o relacionamento sexual de vocês. Pergunte a ele se existe algo que gostaria de expôr, algum desejo, algum pensamento... Existem casais que passam anos e anos tendo o mesmo tipo de relação sexual, e insatisfeitos, fantasiam a vida toda coisas que poderiam muito bem ser realizadas dentro do casamento, tornando assim a relação sexual muito mais prazerosa. Por que ao invés de ficar fantasiando ou quem sabe realizando este desejo através da pornografia ou com outras mulheres, você não se abre com seu cônjuge? Por que não viver uma relação sexual intensa e completa com a mulher (ou homem) da sua vida? Esposas, vocês sabiam que o máximo de tempo que um homem consegue ficar sem pensar em sexo é 3 dias? Isso na melhor das hipóteses! A produção de esperma é diária, e eles precisam ejacular, por isso, não há nada de anormal pensar tanto em sexo, pois é algo fisiológico! E você, esposa, foi feita para suprir essa necessidade. Se você não cumpre com o seu papel, seu marido terá que que resolver de alguma forma. Não estou dizendo que devem fazer sexo a cada 3 dias, mas sim que tenham liberdade suficiente para conversar sobre o assunto e entrar num acordo que seja satisfatório para os dois. Dê o primeiro passo, e você vai perceber que com o passar do tempo, ficará bem mais tranquilo tocar neste assunto.
Intimidade espiritual - é importantíssimo que o casal tenha um bom relacionamento com Deus, através de orações e leituras bíblicas, e que tenham intimidade para conversar sobre este assunto. Seja para compartilhar algo que aprenderam na Palavra, algo que Deus falou ao coração, ou quem sabe para pedir uma oração. Como seria bom contar com nosso cônjuge para nos ajudar através da oração quando estivermos passando por algum problema! O casal precisa ter liberdade para dizer: "Tal coisa tem me atormentado e me feito mal... você poderia orar por mim?" O que é orar? Falar com Deus! Ele está sempre pronto a nos escutar, seja quando e aonde for! "Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás". Sl 51:17
Pois bem, estas quatro pernas precisam estar muito bem firmadas. Como foi escrito anteriormente, o inimigo anda ao derredor, esperando uma oportunidade para nos devorar. Se por acaso, uma dessas pernas não estiver muito firme, este vai ser o momento oportuno para outra mulher (ou homem) invadir seu relacionamento, seja no serviço, na vizinhança, na faculdade ou na igreja. O diabo é tão astuto, que fará com que esta outra pessoa supra exatamente as necessidades que estão faltando no seu casamento, além de fazer com que se torne muito mais atraente a seu cônjuge. Há uma coisa muito importante que todos os casais deveriam saber: um homem casado não tem amigas mulheres e mulheres casadas não tem amigos homens. Isso não existe! Falo mais sobre isso no texto: Me apaixonei por outra pessoa! Se seu esposo(a) estiver muito firme em Deus, perceberá logo que isso se trata de uma cilada, e que um passo a frente significará a morte e destruição. Destruição da sua vida e da sua família.
Isso tudo é uma grande mentira, uma grande ilusão, algo que trará apenas satisfação momentânea. Essa pessoa lhe parecerá tão atrente como sua esposa(o) foi um dia pra você, mas com o passar do tempo, terá que percorrer o mesmo caminho que percorreu no seu casamento, terá que lutar pelas mesmas coisas para que esse relacionamento permaneça de pé. A probabilidade de um segundo casamento dar certo é muito menor que a do primeiro, dizem as pesquisas. Pensando assim, não é mais fácil lutar pelo seu atual casamento e para que a chama do amor reacenda entre vocês? Isso é completamente possível! Tudo que você sentia pelo seu cônjuge no início do namoro pode brotar novamente em seu coração, e o relacionamento de vocês pode ficar muito melhor do que era antes, acredite em mim!
Há um segredo muito especial que todos os casais deveriam saber. Além dessas "quatro pernas da mesa", existe algo que homens e mulheres anseiam desesperadamente! Se os cônjuges soubessesm e se esforçassem para suprir essa necessidade diariamente, o número de divórcios e traições cairia a 0%!
Esposas, seus maridos gritam por respeito! Maridos, suas esposas gritam por amor! 
Deus os fez assim. Um casamento harmonioso só acontece quando os dois cônjuges entendem isso. Uma esposa que desrespeita seu marido através de palavras duras, críticas e cobranças, faz com que ele tenha atitudes desamorosas. Dessa maneira, a mulher não se sente amada e estimulada a respeitar seus maridos. Percebem que é um ciclo sem fim? Você está disposto a quebrar este ciclo? Não vou conseguir expôr toda essa teoria apenas este texto, aliás, alguém já teve este trabalho: Emerson Eggerichs, no livro Amor e Respeito. Lá ele explica tudo em detalhes. Recomendo a todos os casais que leiam este livro!
O engraçado, é que há muitos anos antes de descobrirem esta teoria, Deus já a havia revelado a Paulo:
"Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo respeito." Ef. 5:33
E como amar a sua esposa? Maridos, aqui vão algumas dicas:
Conexão - ela quer que você esteja por perto
Abertura - ela quer que você se abra pra ela
Simpatia - não tente consertá-la, simplesmente ouça
Apaziguamento - ela quer que você diga "sinto muito!"
Dedicação - ela precisa saber que você está comprometido com o casamento
Apreço - ela quer que você a honre e a estime
Outro texto que pode te ajudar a amar sua esposa é: Ele não me ajuda em nada!
E como respeitar o seu marido? Esposas, aqui vão algumas dicas:
Conquista - valorize o desejo dele de trabalhar e realizar
Autoridade - aprecie o desejo dele de servir e liderar
Sexualidade - aprecie o desejo dele de ter intimidade sexual
Afinidade - aprecie o desejo dele de ter uma amizade ombro a ombro
Discernimento - aprecie o desejo dele de analisar e aconselhar
Ordem hierárquica - aprecie o desejo dele de prover e proteger
Outro texto que pode te ajudar a amar seu esposo é: Mulheres: Freio na língua!
Se você tem vivido com o tormento da desconfiança, talvez seja a hora de reavaliar o seu relacionamento. Olhe para trás e veja se isso sempre existiu, inclusive na época do namoro. Ele(a) já te traiu alguma vez? Teve motivos para desconfiança? Ele(a) traiu outras namoradas? Se caso sua resposta for afirmativa, você realmente tem motivos para desconfiar. Mas lembre-se, a decisão de casar também foi sua, e como para tudo na vida, temos que arcar com as consequências dos nossos atos. Você decidiu casar com um homem/mulher que tem um histórico de traição, é normal que a desconfiança apareça uma hora ou outra. Mas há uma esperança para o seu casamento: Deus!
"Marido, ame a sua esposa, para que através da sua boa conduta ela venha lhe dar todo respeito que merece. Esposa, respeite o seu marido, para que através dos seus atos ele venha lhe dar todo amor que deseja."
Agora, se isso não aconteceu com você, mas de uns tempos pra cá as coisas começaram a ficar estranhas, é hora de observar a "mesa" do seu casamento e perceber qual "perna" precisa de concerto. E como anda o ciclo de amor e respeito entre vocês? A decisão está nas suas mãos. Tenho visto muitos casamentos serem destruídos! Esse definitivamento não é o plano de Deus! Queridos, firmem-se em Deus, busquem sabedoria e forças Nele, lute pelo seu casamento! A guerra já começou! E caso já tenha acontecido a traição no seu relacionamento, indico o texto: Devo perdoar uma traição?
Que o Senhor guarde os nossos casamentos, essa é minha oração!




Fonte de Pesquisa: O que não me contaram sobre o casamento mas que você precisa saber - Gary Chapmann - Ed. Mundo Cristão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redes Sociais

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...